Exames Clínicos

O Atestado de Saúde Ocupacional - ASO é um dos importantes documentos das normas de segurança do trabalho.

Os Exames Clínicos Ocupacionais tem como objetivo a prevenção. O intuito está em preservar a saúde e a qualidade de vida do colaborador. Os exames servem para acompanhar o estado de saúde dos trabalhadores, com a finalidade de identificar o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não.

Na hora de contratar via CLT, é responsabilidade de todas as empresas providenciar os Exames Clínicos, eles beneficiam tanto a contratante como o trabalhador.

Através do exame pretende-se conhecer o histórico clínico e laborativo do colaborador, por meio de uma criteriosa anamnese, aferição de sinais vitais e verificação de dados antropométricos. Depois desta avaliação e análise dos exames complementares o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.  O ASO é um relatório elaborado após a avaliação médica do colaborador, os exames devem acontecer na admissão; periódicos; no retorno ao trabalho; quando houver mudança de função e na demissão, junto à avaliação clínica e exame físico. O ASO define se o funcionário está apto ou não para a realização de suas funções dentro da empresa. Em alguns cargos, podem ser necessários exames complementares.

Fale com nossa equipe