Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP

É o documento que orienta o processo de reconhecimento de aposentadoria especial, podendo também ser usado para caracterizar o nexo técnico em caso de acidente de trabalho.

O PPP é um documento dinâmico, que reunirá informações administrativas, ambientais e de monitoração biológica sobre as condições de trabalho do empregado na empresa, a fim de que ele possa ter um histórico sobre sua vida profissional.

Deve ser emitido por ocasião da rescisão contratual, encaminhamento da aposentadoria e, existe a possibilidade de ser solicitado para perícia do INSS. O preenchimento do PPP é feito com base nas informações obtidas de três documentos de exigência Legal: PPRA/PGR, LTCAT, PCMSO e com alguns controles internos da empresa, se destina a informar o INSS sobre a efetiva exposição do trabalhador a agentes nocivos, ou não.

Como a maioria dos dados de Segurança & Saúde do Trabalho – SST irão convergir diretamente no PPP do trabalhador é importante que os responsáveis pelo envio estejam atentos e façam a conferência necessária antes de lançar os dados e assim evitar possíveis questionamentos e multas para a empresa.

Caso seus colaboradores ou mesmo ex-funcionários, lhe procurem solicitando o PPP, podemos lhe ajudar.

Fale com nossa equipe