Exames Complementares em Saúde Ocupacional

São denominados exames complementares todos aqueles que auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico. Trata-se de um conjunto de exames e testes realizados a pedido do Médico do Trabalho, de acordo com os riscos a que estão expostos os trabalhadores, tais como diversos exames de sangue, urina ou fezes.

Alguns destes exames servem para avaliar o grau de exposição a determinado produto químico, sem necessariamente caracterizar doença. Entretanto, outros têm significado clínico próprio, decorrente da exposição elevada a determinado agente agressor suspeito, de modo a estabelecer o diagnóstico de doença ocupacional.

Na prática da medicina do trabalho eles ocupam uma dimensão importante, pois nem sempre os pacientes/colaboradores apresentam queixas, uma vez que se trata de uma medicina preventiva, ou seja, a doença precisa ser detectada em sua fase inicial ou pré-clínica.

Os Exames Médicos Complementares devem ser executados e interpretados com base na natureza dos riscos e nos critérios constantes da NR-7.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Fale com nossa equipe