Afinal, o que é SST?

sst

A Segurança & Saúde no Trabalho – SST é um conjunto de normas e procedimentos legais. Sua finalidade é monitorar a saúde do trabalhador e minimizar as chances de acidentes ou o surgimento de doenças ocupacionais. A SST é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover um ambiente mais saudável e seguro.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho – OIT, a concepção de um sistema de SST necessita dos seguintes pilares: Política Interna da Alta Direção; Organização; Planejamento e Implementação; Avaliação e Ações de melhoria continuada.

O que remete ao ciclo PDCA, outra ferramenta amplamente usada em várias frentes relacionadas à gestão. Seu objetivo é encontrar “gaps” (problemas/lacunas) e solucioná-los.

O PDCA é um método que propõe um passo a passo para identificar os possíveis desvios de um objetivo comum.

Desde a publicação do texto da nova NR-01 a questão da Gestão de SST virou pauta na área trabalhista. Muitas empresas estão implementando a SST como parte de sua estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação.

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